- Rodrigo Pongitor
Automação de emails: por que fazer e como pode ajudar você a vender mais
Quando converso com clientes e parceiros, a dúvida sobre automação de emails é sempre a mesma: mas para quê carambas serve isso!? Emails não eram coisa do século passado?
Não, senhoras e senhores, muito pelo contrário, emails são mais atuais do que nunca. São uma porta aberta para o dia-a-dia dos seus assinantes, e bota aberta nisso.
Depois de uma longa era do Junk Mail, aqueles que iam direto para o spam, o pessoal ficou esperto e começou a – pasme – escrever e-mails que as pessoas de fato querem ler.
Como resultado foi se descobrindo o real poder que um bom email tem. Relacionamentos entre marcas e consumidores ficaram muito mais próximos e mensagens ultra-direcionadas se tornaram uma realidade conveniente para o cliente, além de baratíssima para as empresas.
Com isso veio a automação de emails.
Com automação de emails você fica sempre perto dos seus clientes.
Então imagina que um cliente visitou a sua loja e deixou um carrinho sem finalizar a compra. Que conveniente seria enviar um email alguns dias depois lembrando ele do produto que queria, não é mesmo?
Mas agora também tem para você que vende serviços e depende de um cliente mais informado sobre o que você faz para vender; quer seja para dar mais valor ao serviço, quer para precisar o serviço mesmo. Se você enviar uma mensagem a cada dois ou três dias com fatos interessantes sobre seu serviço, certamente seu potencial cliente vai ler. E aí te resta só inserir uma chamadinha para que ele possa te pedir ajuda.
E de quebra você ainda vai lentamente influenciando sua base a te entender como o único capaz de solucionar o problema deles.
Com diversas ferramentas hoje em dia – algumas até gratuitas como o MailChimp ou o Nitronews – é possível criar uma sequência de mensagens com prazos de envio pré-determinados seguintes ao cadastro do cliente. Então nessa automação de emails você educa seu cliente, constrói relacionamentos, vende produtos e o que mais lhe for conveniente.
Isso tudo gera vendas.
São diversas as estratégias que se pode adotar, as de e-commerce são as mais diretas, mas a automação de emails pode construir marcas, encabeçar processos de venda comparada e ir muito além do “nossa que interessante”.
Quando você fala muito sobre um assunto, e com consistência, você então cresce na mente de quem te acompanha como autoridade. É por isso que estou sempre escrevendo aqui no blog da REV.
Ter um cliente que confia em você é algo que vai além de tudo. É um guardião da sua marca, um multiplicador da sua mensagem e, mais importante, um comprador ávido.
Seus emails, porém, não param por aí; afinal com uma lista saudável você pode até mandar emails manuais:
Tem um novo produto para lançar? Fale direto com quem te escuta e te compra a custo zero.
Vai fazer um evento para adquirir networking? Chame quem tem acompanhado e respeitado você e garanta uma casa cheia.
Precisa que fazer uma pesquisa de mercado? Pergunte para quem importa.
A lista vai longe e só é limitada pela criatividade de quem faz, mas vocês entendem o que quero dizer, não é?
Então encontre hoje uma recompensa para que pessoas te dêem seus e-mails e automatize uma sequência vencedora para mantê-las interessadas; custa muito barato fazer isso e as recompensas são enormes e das mais variadas, afinal uma audiência fiel é sempre bem-vinda.
Por fim, se precisar de uma ajuda com isso tudo a REV analisa seu mercado e constrói essa estrutura para você, e ainda treina você e sua equipe para manter isso rodando indefinidamente.
Na semana que vem, vamos conversar sobre a aquisição desses emails?