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  • Rodrigo Pongitor

Como criar uma lista de emails autênticos em 3 passos

Conforme prometido na semana passada, quando expliquei sobre o que é e como lucrar com automação de emails, nesta semana vamos falar sobre como criar uma lista de emails autênticos e engajada em três passos.

Passo 1: Imagine e conheça a pessoa que estará na sua lista

É vital para esse processo de como criar uma lista de emails autênticos que você entenda profundamente o seu público. Dessa forma você consegue ser relevante, falar do jeito certo, abordar assuntos importantes para o seu público.

Portanto, como workshop para fazer isso indico tentar imaginar umas três pessoas ou menos que representam sua lista toda, vamos chamar estes perfis de Avatar.

Então, do(s) seu(s) avatar(es), é importante você saber:

  1. Qual o sexo, qual a idade e qual o momento de vida deles (casado, universitário, etc.);

  2. Quais as maiores aspirações, sonhos ou ambições desses avatares?

  3. Quais são as dores deles? Com o que se preocupam hoje? O que exatamente dificulta a jornada deles para realizarem seus sonhos?

  4. Dentro disso, onde é que todos os seus avatares se encontram? O que têm em comum?

  5. Como seu produto, serviço ou conhecimento pode encurtar o caminho dele até lá; solucionando uma dor ou impulsionando um objetivo que sejam comuns aos seus avatares?

Esses avatares podem ser tão detalhados ou genéricos quanto você quiser, contudo preste atenção: se ficar muito definido te limita. Por outro lado se ficar muito abrangente fica difícil ser relevante.

Porém, caso esteja muito difícil encontrar um ponto em comum entre eles, ou você está olhando para as pessoas erradas, ou vai precisar criar uma lista para cada avatar. Próximo passo!

Passo 2: Tenha uma estrutura para alcançar, receber e criar essa lista de emails autênticos

Confiar é a palavra-chave desse passo. Você precisa confiar nos seus sistemas e, enquanto isso, seu avatar precisa confiar em você. Sem um site, sem um “sobre nós”, ou seja, sem recursos, mesmo que você seja relevante vai encontrar muito atrito para trazer pessoas a bordo.

Vamos chamar então esse processo de onboarding.

Para criar uma lista de emails autênticos você precisa, no mínimo, destas cinco coisas:

  1. Um website ou página única no qual a pessoa possa fazer o cadastro;

  2. Uma explicação clara sobre quem você é, porém não muito longa, disponível quer seja na mesma página de conversão, quer em outra;

  3. Um serviço de gerenciamento de emails e de email marketing (meus favoritos são MailChimp, NitroNews e LeadLovers);

  4. Uma entrega de conteúdo básico, preferencialmente constante, a fim de que seus acessos possam te conhecer e confiar antes de fazer o onboard. Para tanto, isso pode ser um blog, um canal no youtube, uma página de redes sociais, enfim. De fato só precisa ser um lugar onde as pessoas possam consumir seu conteúdo anônima e gratuitamente. Isso pode ser feito tanto por meios orgânicos quanto pagos, você decide.

  5. Uma sequência automática de mensagens pré-agendadas para que, depois de entrar na lista, ele não esqueça de você, e já comece a se relacionar com a sua marca e seu conteúdo;

Com isso tudo então, estamos prontos para criar uma lista de emails autênticos de verdade. Vamos ao próximo passo!

Passo 3: Construa e comunique uma recompensa irrecusável

Você vai me desculpar por isso, mas tenho uma verdade pra te dizer:

Ninguém vai assinar sua newsletter só porque você pediu com jeitinho, e você ainda precisa criar uma lista de emails autênticos.

As pessoas buscam valor, relevância e recursos, e você agora tem tudo isso para oferecer! A partir de agora você sabe quem é seu avatar, conhece os caminhos por onde chegar nele, e também já sabe como pode ajudar ele.

Além disso, você também já tem uma estrutura tinindo através da qual você vai poder ajuda-lo sempre! Vamos ao trabalho então.

Lembra anteriormente, no primeiro passo, quando falei de público? Então. Pois então pegue a intersecção entre seus avatares e ofereça alguma coisa mais aprofundada e interessante para eles.

Leve-os em direção a um sonho, ofereça meios para aliviar ou excluir dores, enfim. Escreva um e-book sobre isso. Faça um seminário online ou presencial sobre isso. Monte uma série de vídeos sobre isso, um mini-curso. Ou ainda construa um aplicativo simples que calcule algo, uma ferramenta para ajudar seu avatar a decidir algo.

Fale dessa solução em todos os posts do seu blog ou do seu Facebook, edite os antigos. Indique seu próprio mini-curso cada vez que fizer um story no instagram ou um vídeo no YouTube. Pague o Google para distribuir isso por você. Sim, estou sugerindo que você pague para dar presente de graça. Listas não se constroem sozinhas, sabia?

Na página de conversão, agora cobre um nome e um endereço de email para entregar essa recompensa para ele.Boom. Onboard feito.

Exemplo de como criar uma lista de emails autênticos:

Exemplos são excelentes sempre que se fala de algo de forma teórica, e por isso vamos colocar tudo isso em prática. Te apresento como foi criar uma lista de emails autênticos para a (fictícia) CarroMendes Autopeças, do (também fictício) Jair.

Sobre o objetivo:

Você pode ver como definir isso usando nosso outro post, aqui.

Jair percebeu que as pessoas que precisam de reparos em seus automóveis na sua cidade não têm um referencial muito bom. Por este motivo, vão por indicação de amigos ou simplesmente para a oficina mais próxima. Decidiu começar a cativar as pessoas antes delas precisarem da CarroMendes, e para tal vai criar uma lista de emails autênticos. Nesses emails ele quer construir presença nas mentes das pessoas, além de comunicar também promoções e diferenciais da CarroMendes.

Sobre o público:

Jair passou uma semana prestando atenção em quem visita a sua loja. Também analisou os relatórios de demografia do seu site e redes sociais. Concluiu então que a demografia varia muito, todas as idades, sexos e situações de vida passam por lá, mas todos têm algumas coisas em comum:

  • Todos têm carros e dirigem;

  • Expressaram receio e desconfiança com oficinas e auto mecânicas;

  • Querem e entendem a importância de fazer manutenção regularmente, porém não fazem, e acabam procurando a CarroMendes no momento de necessidade;

  • Sonham em ter tranquilidade com seus automóveis;

  • Acham caro fazer as coisas simples de verificação da saúde dos seus carros.

Fazendo a estrutura:

Jair já tinha um site simples, e por isso optou por uma nova página de conversão, dentro do site mesmo.

Criou em seguida uma conta e uma estrutura no gerenciador de emails de escolha. Por fim, a sequência de títulos dos emails dele ficou assim:

  • 2 dias após o cadastro: “Aprenda a verificar o nível de óleo do seu carro”

  • 6 dias após o cadastro: “Quais itens da revisão você REALMENTE precisa? ”

  • 10 dias após o cadastro: “Como calcular a depreciação de um carro”

  • 14 dias após o cadastro: “Revisão completa de R$ 340,00 por R$ 150,00! Só essa semana! ”

  • 18 dias após o cadastro: “4 erros comuns de quem tem carro”

  • 22 dias após o cadastro: “Faça uma revisão e escolha quais itens verificar só na CarroMendes! ”

  • 26 dias após o cadastro: “Pneu furou e recauchutou? Conheça os riscos”

  • 30 dias após o cadastro: “Compre pneus Pirelli e GANHE troca e cambagem! ”

E assim por diante, sempre inserindo aqui e ali chamadas para ação dos clientes com base no conteúdo e despertar de necessidade que o próprio Jair foi fazendo através das mensagens. Com isso o objetivo vai ser atingido, porém agora ele precisa trazer gente para essa lista.

Construindo a recompensa:

Jair percebeu ainda que os clientes queriam fazer manutenção em seus carros mais regularmente, mas acham caro ou não encontram tempo, ou talvez deixem pra depois.

Essas pessoas também se mostram muito curiosas sobre automóveis sempre que visitam. Sua ideia foi um e-book: “Seja o seu próprio mecânico! O guia definitivo para leigos de manutenção caseira do seu automóvel”.

Por fim, como não tinha muitos seguidores em sua página e seu blog não estava muito ativo, leu o nosso artigo sobre como e onde anunciar na internet e começou a adquirir pessoas. Daí pra frente foi só alegria. Jair tem agora um jeito 100% automático e (quase) gratuito para trazer seguidores nas redes sociais e vendas para a sua loja local. E então esse alcance só cresce com o tempo.

O Jair foi corajoso e encarou todos os passos sozinho, e você também pode! Mas se quiser um jeito mais fácil e certeiro; e um projeto profissional para o seu Inbound Marketing (sim, esse é o nome dessa técnica toda!), chama a REV. Então a gente conversa e a gente te mostra como podemos alavancar seu negócio com presença digital – através do Inbound e de muito mais.

Até a próxima!

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