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  • Eliton Lucas

Gerenciamento de redes sociais: esse trabalho não é para qualquer um

“Meu sobrinho sabe mexer no Facebook”. “Tem um site que faz isso sozinho”. “Mas é só postar uma foto com um textinho”.

Pode parecer absurdo, mas ainda existem muitas pessoas que acreditam que gerenciar redes sociais é uma atividade amadora.


Fazer a gestão de qualquer rede é uma atividade séria, que demanda muito estudo e pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso de uma empresa.


Uma estratégia de gerenciamento de redes sociais precisa de planejamento, análise, conhecimento em produção de conteúdo direcionado, entre outros.

 

O que é o gerenciamento de redes sociais?


Ao contrário do que muitos pensam, não é apenas publicar conteúdo regularmente nas plataformas. Há um grande processo até isso, que não é visível ao público.


Uma gestão começa com a definição da estratégia e do posicionamento, e vai até o monitoramento e levantamento dos resultados. Mas que isso seja feito da melhor forma, é necessário ter uma pessoa ou equipe formada por profissionais qualificados responsável exclusivamente para isso.

 

Importância de uma boa gestão


As redes sociais estão repletas de perfis, muitos deles comerciais, que estão em busca do mesmo propósito: crescimento. Mesmo sendo um segmento pequeno, com toda a certeza já existem alguns perfis do mesmo nicho nas redes sociais.


A única forma de se destacar é através de uma boa gestão, para conquistar os usuários e se diferenciar.


Ao abrir o Instagram, por exemplo, nos deparamos com uma grande quantidade de conteúdos. Em meio a tantos conteúdos criativos e diferentes, a missão de conseguir despertar a atenção e interesse do público não é fácil. É preciso entender o comportamento dos usuários e seguidores.

 

A estratégia nas mídias sociais

Sem uma estratégia bem definida, sua empresa terá um perfil nas redes sociais, mas não conseguirá tirar o melhor proveito dele. Não enxergar o real benefício de investir no gerenciamento de redes sociais é um erro.


Além disso, é muito importante definir o objetivo de estar presente nas mídias sociais. Por exemplo, as redes sociais são um dos principais meios para a geração de leads. Mas também é um grande diferencial.


São lá que os seguidores e clientes se sentem à vontade para compartilhar conteúdos, comentar e dar feedbacks sobre os serviços e conteúdos postados.


Entretanto, diversos outros objetivos também podem estar atrelados à estratégia de gerenciamento. Por exemplo:


  • Divulgação da marca;

  • Ser um canal de comunicação;

  • Criar uma comunidade;

  • Educação através de conteúdos;

  • Vendas;

  • Criar laços com os seus seguidores;

  • Aumentar a sua autoridade.


O ideal é que tenha apenas um objetivo principal para a estratégia, e que ele seja conectado com o momento da empresa.


Outro ponto importante é que a estratégia deve variar conforme o tempo. Ao atingir o objetivo, passe para o próximo.


 

Conhecimento é tudo

Segundo uma pesquisa da Content Trends, analista de redes sociais é a segunda profissão mais requisitada em equipes de marketing nas empresas brasileiras.


Ou seja, se os concorrentes estão em busca de pessoas qualificadas para atuar no setor, por que você acredita que colocar seu sobrinho de 16 anos para cuidar das redes sociais da sua empresa é a melhor opção? Ser usuário ativo na internet é um ponto crucial para um bom gerenciamento, mas isso precisa estar alinhado ao conhecimento técnico.


Investir em uma pessoa capacitada garante destaque e melhor segmentação. O analista de redes sociais, marketing ou conteúdo, não é apenas alguém que irá alimentar os canais da empresa, mas uma figura estratégica, responsável por resultados reais.


Ter uma pessoa dedica a elas 100% do expediente é a única maneira de garantir que o usuário receberá o melhor conteúdo, nas melhores datas e horários e terá suas dúvidas resolvidas com agilidade.


 

Conclusão


Redes sociais são uma forma eficaz de vender, conseguir novos clientes, divulgar a marca, aumentar a audiência e atender o público. Ter um profissional de confiança para cuidar de tudo é essencial.


Ter cuidado e paciência para atender clientes, criar conteúdo que engaje, ter uma mente analítica, ser organizado, curioso e antenado nas tendências não é para qualquer um.


Um erro cometido nas redes sociais não é esquecido. E milhões de pessoas poderão ter acesso a ele.

A internet é um lugar competitivo. Ter destaque no mundo digital não é uma tarefa simples.


Se gostou do conteúdo e achou útil, mas mesmo assim quer ajuda especializada, clique aqui e vamos REVolucionar sua marca!


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