
Eliton Lucas
Hashtags: saiba como utilizar da maneira correta
Hastag é um termo bem conhecido e utilizado. São raras as pessoas com acesso às redes sociais que ainda não tenham ouvido falar ou não saibam o que é.
Entretanto, o que acontece muito, é a falta de conhecimento técnico sobre como usar as hashtags, quais utilizar e a importância delas. É muito comum vermos publicações com diversas espalhadas pela legenda. Mas será que esse é o jeito correto de usar? Para que elas realmente servem? Funcionam?
O que são e como usar as hashtags?
Vamos começar do início. A hashtag é representada pelo ícone #. Hash, que inglês significa “jogo da velha”, já a tag significa “etiqueta”.
A função de uma hashtag é etiquetar, ou seja, separar por categorias os conteúdos publicados na web. O símbolo sempre vem acompanhado de um termo, criando uma categoria e uma espécie de link para ela. Ou seja, ao clicar em uma hashtag, você terá acesso a outros conteúdos com a mesma etiqueta.
Para ficar mais claro, vamos supor que você foi a um evento de nutrição e postou uma foto. Você pode usar hashtags com o nome do evento, a oficial do evento ou somente o tema, como #Nutrição ou #EncontroDasNutris2022.
Assim, quando um usuário buscar o termo, ou clicar na etiqueta em algum post com a mesma tag, ele encontrará a sua foto.
De modo geral, o ideal é não utilizar hashtags muito específicas. Afinal, a visibilidade depende do quanto o tema é procurado. É melhor utilizar um termo mais amplo que atenda a temática, que utilizar um tema muito nichado que dificilmente será pesquisado.
A visibilidade do post dentro da etiqueta depende de alguns fatores, como a data da publicação e engajamento da publicação e da página.
O uso correto
Para começo de conversa, tudo que sabemos sobre hashtags é com base em experiências de diversos usuários, pois a Meta, controladora do Instagram, Facebook, WhatsApp, entre outras, nunca se pronunciou oficialmente a respeito do assunto.
Para usar hashtags de forma inteligente, é preciso saber não só quais são as mais procuradas na rede, mas também as que conversem com o seu nicho. Vamos supor que você tem uma confeitaria, é melhor você utilizar “#Bolo” que “#InstaGood”.
Além de sempre considerar o que você quer com as tags. Você quer aumentar suas vendas, ganhar seguidores ou apenas promover sua marca? Seja qual for o caso, elas são essenciais para conectar a sua empresa com o público.
Outro ponto muito comentado é onde utilizar as hashtags. Há quem goste de usar no final da legenda e há quem gosta de colocar no primeiro comentário. E agora?
O Instagram muda constantemente seu algoritmo para que nenhum hack seja criado, por isso eles não anunciam oficialmente o seu funcionamento. A única certeza que temos é que, independente de onde utilizadas, elas trarão mais impressões e alcances para o seu perfil.
Ahh, atenção nesse detalhe que faz toda a diferença: tags não devem ser utilizadas em excesso e é preciso cuidado com as tags banidas.
Como dissemos anteriormente, o ideal é utilizar tags específicas, as generalistas, apesar de muito utilizadas, não dizem nada sobre o seu post, o que pode atrapalhar a sua campanha.
Assim como tags nada relacionadas ao tema. Se o seu post é sobre planejamento de marketing, utilizar a etiqueta #PublicidadeDoBem irá iludir a persona e não trará nenhuma conversão.
Cada rede social tem suas particularidades
Criada pelo Twitter, as tags estão disseminadas por diversas outras redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn. Mas o comportamento dos usuários é bem diferente em cada uma delas.
Vamos usar o Twitter como exemplo, lá é comum utilizar poucas hashtags, justamente por ser uma rede com caracteres limitados por post.
Já no Instagram, são utilizadas 5 ou mais, em média. Podendo utilizar até 30. Além disso, pode ser que uma palavra-chave que faça sucesso no Twitter não é tão bem-sucedida em outras redes.
Entretanto, há um ponto em comum em todas as redes sociais, que é como elas funcionam. Para usar uma hashtag, é preciso incluí-la em um post feito de uma conta púbica. E para pesquisar os resultados, é preciso digitá-la no campo de buscas ou clicar na tag em alguma legenda.
Agora você já sabe utilizar as hashtags e sabe o que fazer para interagir através delas com os públicos da sua marca, aproveite para montar uma estratégia completa com base em nossos outros artigos.
Se gostou do conteúdo e achou útil, mas mesmo assim quer ajuda especializada, clique aqui e vamos REVolucionar sua marca!