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  • Eliton Lucas

Marketing: 4 lições para aprender com a Anitta


Você já imaginou a seguinte possibilidade: uma das cantoras mais ouvidas das plataformas de streaming ser uma referência no marketing?

Não importa qual seja seu artista ou gênero musical favorito, você já ouviu falar da Anitta, não é mesmo? Com toda certeza, a maioria das pessoas que você conhece, sejam jovens ou idosos, provavelmente já ouviram falar da funkeira brasileira mais conhecida no mundo.


Com cerca de 18 milhões de ouvintes mensais no Spotify e 57 milhões de seguidores no Instagram, ela também é a responsável pela gestão da sua própria carreira.


 

Por que a Anitta é um sucesso?


A cantora é uma referência quando o assunto é inovação. A cada lançamento, Anitta consegue reforçar sua marca para alcançar ainda mais pessoas e trazer novidades para o mercado do audiovisual.


Já quando o assunto é marketing, o nome da cantora é um dos mais procurados para publicidade. Anitta construiu uma carreira no mundo musical e no mundo publicitário com uma grande lista de patrocinadores renomados, como: Skol, Claro, Samsung e iFood, por exemplo.


Isso não fica restrito a marcas e empresas. Ela também faz a divulgação de sua marca através dos “feats”, as famosas parcerias musicais. Lançando trabalhos com outros nomes, tanto nacionais como internacionais, como Pabllo Vittar, Pedro Sampaio e Cardi B.


Tudo isso a tornou uma figura garantida em programas de televisão, recebendo indicações para várias premiações (na maioria das vezes levando o prêmio para casa), festivais, eventos e até mesmo uma série na Netflix contando sua história: “Vai, Anitta!”.


 

4 lições de marketing que Anitta domina

A cantora realmente é uma referência quando o assunto é marketing no mercado da música. Isso faz com que ela se destaque, ficando sempre em alta, mesmo quando envolvida em polêmicas, sua visibilidade continua grande.


Separamos 4 lições importantes que a Anitta conhece bem:


  • 1 . Um bom relacionamento com o público


Saber quem é seu público, onde ele está e o que espera de você é essencial. Anitta faz questão de estar sempre presente nas redes sociais, integrar com os seguidores e estar por dentro das tendências.


A cantora conhece os fãs que possui e como alcançá-los. Ela produz conteúdo constantemente, sempre com uma linguagem que dialoga com a forma que os fãs se comunicam.


Esse é um ponto crucial para toda figura pública, marcas, etc., e que não pode passar despercebido. É muito importante que sua imagem se relacione com o público.


  • 2. Mantendo a imagem em alta


É importante marcar presença no maior número de lugares possíveis. Seja apresentando um novo projeto, indo a programas televisivos, comentando as fofocas na internet ou só interagindo com o público, a cantora faz sempre o possível para manter a marca “Anitta” fora dos palcos.


Por exemplo, em 2019 a cantora produziu 27 clipes. Resultando em um lugar no top 10 artistas mais ouvidos no Spotify e na brasileira mais seguida no Instagram em 2020.


  • 3. Parcerias


Parcerias com outros artistas consolidados é uma estratégia do plano de marketing da funkeira. Cardi B, Pabllo Vittar e Major Lazer são apenas alguns dos nomes com quem ela lançou músicas nos últimos anos.


Ao emplacar essas músicas com nomes nacionais e internacionais, Anitta conseguiu não só aumentar sua visibilidade, mas também conquistar novos públicos.


Essa estratégia é conhecida como co-branding, quando duas marcas ou empresas se unem para aumentar a visibilidade e audiência.


  • 4. Storytelling


Storytelling é contar histórias de uma maneira que atraia o público, sempre tentando humanizar a marca ou imagem. Algo que a Anitta investe bastante em sua carreira.


A cantora abriu as páginas do seu livro pessoal e fez da sua rotina e história de vida mais um parte do marketing estratégico dela. Anitta não faz nada sem pensar muito bem antes e o resultado foi o lançamento do seu documentário na Netflix: “Vai, Anitta!”.


Ao longo do documentário vemos ela contando sua rotina, bastidores dos lançamentos, conquistas, perrengues, etc. Algo que também vimos em suas participações na TV e em entrevistas, sempre recordando de onde veio e sua trajetória até hoje.


Uma boa estratégia de marketing só funciona quando sua empresa entende a importância da presença digital. Como está sendo o trabalho de divulgação da sua empresa nas redes sociais? Você utiliza alguma das estratégias da Anitta?


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