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  • Rodrigo Pongitor

Você NÃO quer Fazer Barulho em Redes Sociais

Estática, chuvisco, ruído de fundo ou barulho é a última coisa que você quer produzir nas suas redes sociais. Muito pelo contrário. Sua mensagem precisa ser cristalina, coerente e ecoar acima da multidão - e para quem importa.

Mais que chamar a atenção é necessário cativar, muitas vezes educar, explicar algo complexo ou só trazer à tona o benefício do que você produz, e isso não se faz só com barulho. Isso se faz com engajamento, conhecendo seu público e o que é importante pra ele. Conhecendo seu negócio e o que é importante para ele também.

Por isso, no post desta semana resolvemos selecionar os maiores enganos que empresas são levadas a cometer em suas comunicações sociais.

1- É Obrigatório Postar Todo Dia

Postar todos os dias em redes sociais pode sim ser uma estratégia, um caminho, mas jamais obrigatório.

Não muito tempo atrás havia uma rixa entre quem dizia que postar todo dia é o caminho infalível do sucesso versus os advogados do "não afogue sua audiência com conteúdo".

Enquanto defensores do primeiro fizeram um cálculo rápido de ROI social:

Se cada post atinge 5% da minha audiência aleatoriamente, quanto mais posts eu fizer (e postar é "de graça") mais gente vou impactar. Sucesso!

Os opositores ao chamado over-posting diziam o oposto:

A maior causa, segundo pesquisas, para pessoas deixarem de seguir páginas e perfis comerciais ou não é o excesso de propaganda e falta de conteúdo interessante1.

Então onde fica o meio termo? Bem... No meio! Se você tiver assunto interessante para abordar todos os dias, então, maravilha! Vá em frente e mostre toda a atividade do seu negócio dia após dia, da fabricação à venda, e faça disso algo muito legal de se ver todo dia.

Contudo, caso contrário, não poste só por postar. Vai ser vazio, te colocar uma pressão imensa e além disso vai fazer, na verdade, com que pessoas deixem de te seguir.

2- É Possível Comprar Sucesso em Redes Sociais

Este mito de gestão de redes sociais não é totalmente mentiroso, mas tem uma lógica muito perigosa para o empreendedor.

Mesmo usando as plataformas oficiais (sem comprar seguidores ou usar automações para te trazer seguidores do Cazaquistão), com anúncios é possível atingir números impressionantes sim. O problema, porém, é que qualquer rede social gosta mesmo é de coisa interessante, e vai cobrar bem mais caro para entregar um post de quem não desenvolve conteúdo relevante e isso nem é de propósito.

Ninguém quer gastar mais do que deveria com um clique qualificado, especialmente em um ambiente onde cada centavo conta no seu ROI, então que tal reduzir os números e aumentar as porcentagens?

2% de taxa de cliques sobre 50.000 visualizações é a mesma coisa que 10% sobre 10.000 visualizações.

Tudo bem se você estiver pagando por clique, mas se o seu pagamento for por visualização - como é em muitas situações - conteúdo irrelevante te faz perder dinheiro até no anúncio. Aliás nem tocamos no assunto conversão e vendas, nem no mérito do que acontece com o seu anúncio quando um número grande de pessoas diz que ele não é relevante para elas.

3- Falar Uma Só Vez Basta

Este aqui é menos um mito e mais um erro ou convicção enganada que se tem por aí.

A Coisa Muito Importante™ que você tem a dizer pode até ser extremamente bem distribuída e alcançar toda a sua audiência. Pode ser incrivelmente interessante e engajar com talento diversos credos diferentes, mas se a sua publicação em redes sociais só atingir, engajar ou encantar uma vez, sinto muito, foi em vão.

Há muito é conhecido um princípio2 da publicidade e da propaganda que diz que um anúncio qualquer precisa ser visto ao menos 03 vezes antes de uma pessoa tomar ciência ou ação sobre ele.

Junte isso com as regras brutais de distribuição orgânica de redes sociais e então se vê claramente a necessidade de repetição. Entretanto, fazer isso tem alguns tiques para não ficar excessivo ou chato:

  1. Aborde sua Coisa Muito Importante™ sob diversas óticas diferentes, ou coloque ela em outras situações e olhares;

  2. Use conteúdo gerado por usuários sobre o seu assunto! Ninguém vai se importar de você mostrar o seu novo produto 32 vezes se você estiver compartilhando as publicações de 32 pessoas. De quebra ainda gera mais interesse e prova social;

  3. Invista também um período de tempo mais longo em um determinado assunto em suas publicações - isso te permite espaçar conteúdo que pode ser repetitivo e ainda te faz ativo em redes sociais durante mais tempo.

Finalmente o resumo da ópera:

Então você leu até aqui e ainda está com os números e estratégias de redes sociais que tratamos meio flutuando na sua cabeça? Tudo certo, aqui está o resumo do que conversamos nesta publicação:

Precisa publicar todos os dias em redes sociais? Não precisa! Poste quantas vezes for importante para você e para o seu público, não mais nem menos que isso - também fique de olho para não ficar parado/a muito tempo! Comprar seguidores funciona? E comprar engajamento? Pode até funcionar, mas vai te custar bem caro sem relevância. Além de comprar anúncios (só os oficiais, por favor), colabore com os algoritmos usando conteúdo interessante - isso ainda vai te economizar bastante dinheiro no futuro! Como aumentar resultados com redes sociais? Quando se tem barulho, é preciso repetir algumas vezes até ser entendido. Por isso, dê uma chacoalhada nas suas abordagens e experimente falar mais de um mesmo assunto, e por um período de tempo maior!



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